Inscrições Abertas: Marinha do Brasil lança Concurso Público com 600 vagas para Escolas de Aprendizes-Marinheiros


A Marinha do Brasil está promovendo um novo Concurso Público para ingresso nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros em 2024. As vagas estão distribuídas entre quatro escolas: EAMCE, EAMES, EAMSC e EAMPE, com opções nas áreas de Eletroeletrônica, Apoio e Mecânica.

São 600 vagas no total, distribuídas conforme a preferência dos candidatos e especificações do edital. O Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa (C-FMN) será realizado nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), com duração de um ano letivo, estruturado em duas fases: Aprendiz Marinheiro (AM) e Grumete (GR), cada uma com uma bolsa-auxílio diferente.

As inscrições serão feitas pela internet, de 29 de janeiro a 18 de fevereiro de 2024, e é necessário pagar uma taxa de R$ 40,00. Há também a possibilidade de solicitar isenção, seguindo as orientações do edital.

Os requisitos para participar incluem ser brasileiro nato ou naturalizado, ter entre 18 e 22 anos até 30 de junho de 2025, estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, entre outros detalhes listados no edital completo.

O processo seletivo conta com quatro etapas: prova escrita objetiva, procedimento de heteroidentificação, eventos complementares (verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica e verificação de documentos) e resultado final da seleção.

A prova escrita objetiva está marcada para 13 de abril de 2024, abrangendo questões de português, matemática, ciências e inglês. As demais etapas ocorrerão a partir de 30 de maio de 2024, seguindo o calendário de eventos do edital.

O Concurso Público tem validade até o início do Curso de Formação de Marinheiros, em 27 de janeiro de 2025.