Banco Central anuncia Concurso de 2024 com 100 Vagas e Salários de até 20 Mil Reais


O Banco Central do Brasil (BACEN) apresentou hoje, 16, por meio do Diário Oficial, o edital para o novo Concurso Público, visando a contratação de profissionais e a constituição de cadastro reserva.

As oportunidades são distribuídas entre os cargos de Analista – Área: Economia e Finanças (50 vagas) e Analista – Área: Tecnologia da Informação (50 vagas).

Dentro do total de vagas mencionado, estão reservadas aquelas destinadas a candidatos (AC, PCD, PP) que atendam aos critérios especificados no edital de abertura.

Para participar, é requisito possuir formação superior e disponibilidade para cumprir uma carga horária de 40 horas semanais. A remuneração oferecida alcança R$ 20.924,80.

Os interessados devem realizar suas inscrições no site do Cebraspe, no período compreendido entre as 10h do dia 22 de janeiro de 2024 até as 18h do dia 20 de fevereiro de 2024. Nesta fase, é essencial efetuar o pagamento da taxa, que é de R$ 150,00.

A isenção integral da taxa de inscrição será concedida exclusivamente aos candidatos cadastrados no CadÚnico e doadores de medula óssea. Os requerimentos devem ser feitos no site durante os dias mencionados anteriormente.

O certame abrange provas objetivas, provas discursivas, sindicância da vida pregressa, avaliação de títulos e o Programa de Capacitação (Procap).

Todas as etapas da primeira fase do concurso, para todos os candidatos, assim como a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às vagas destinadas às pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, serão realizados nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.

A prova objetiva englobará temas como Língua Portuguesa, Noções de lógica e estatística, Direito administrativo, Fundamentos de microeconomia e macroeconomia, Ciência de dados, Segurança da Informação, Engenharia de Software, Infraestrutura em TI, Bancos de Dados, Gestão em TI, Macroeconomia, Microeconomia, Finanças, Estatística e Econometria, além de Contabilidade de instituições financeiras padrão COSIF (plano contábil das instituições do sistema financeiro nacional).

Conforme o edital, a previsão é que as provas objetiva e discursiva ocorram em 19 de maio de 2024.

O prazo de validade deste Concurso Público será de seis meses, contados a partir da publicação da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por mais seis meses, conforme o edital.