Exército Brasileiro l Processo Seletivo da 10ª Região Militar


O Comando da 10ª Região Militar (10ª RM) do Exército Brasileiro anunciou a abertura de um novo Processo Seletivo para selecionar profissionais da saúde com ensino superior completo. Além disso, o processo visa formar um cadastro reserva para preenchimento eventual de vagas nas áreas de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária, no âmbito do Serviço Militar Temporário.

As oportunidades estão distribuídas em diferentes localidades e cursos técnicos, conforme detalhado a seguir:

  • Fortaleza – CE: Gastroenterologia e Endoscopia (1); Mastologia (1); Dermatologia (1); Cardiologia (1); Cancerologia Clínica (1); Anestesia (1); Oftalmologia Clínica e Cirúrgica (1); Otorrinolaringologia (1); Otorrinolaringologia (1); Psiquiatria (1); Periodontia (1); Implantodontia (1); Buco-Maxilo-Facial (1); Dentística Restauradora (1); Oncologia, Citologia, Microbiologia, Hematologia (1).
  • Cratéus – CE: Medicina Generalista (1); Odontologia (1).
  • Picos – PI: Medicina Generalista (2); Odontologia (1).
  • Teresina – PI: Medicina Generalista (4).

Para concorrer às vagas, os candidatos devem ser brasileiros natos, ter entre 19 e 40 anos até 31 de janeiro de 2024, possuir altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, apresentar carteira de identidade civil ou militar, ter inscrição no Cadastro de Pessoa Física, possuir diploma compatível com o curso do cargo pleiteado, entre outros requisitos.

As inscrições devem ser feitas online, das 9h do dia 2 até às 12h do dia 18 de agosto de 2023, mediante o pagamento da taxa de R$ 50,00. Além disso, candidatos que sejam doadores de sangue (com no mínimo duas doações em 12 meses), doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde ou pessoas cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e que sejam membros de família de baixa renda podem solicitar isenção dessa taxa.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de entrega de documentação, entrevista, aferição de altura, avaliação curricular, teste de conhecimentos, inspeção de saúde e exame de aptidão física (abdominal, flexão de braços e corrida).

Os candidatos convocados serão incorporados como Aspirante a Oficial, exceto quando se tratar de candidatos pertencentes à Reserva de 2ª Classe das Forças Armadas, não remunerada, incluindo as Forças Auxiliares. Nesse caso, ocorrerá a incorporação no posto em que se encontram, de acordo com a legislação vigente e as disposições presentes no Aviso de Convocação.