Concurso da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios 2023 | APTA


A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) lançou um Concurso Público para preenchimento de 37 vagas no cargo de Pesquisador I, abrangendo diversas áreas de especialização.

As áreas disponíveis são as seguintes: Agricultura de Precisão (1); Bacteriologia Vegetal (1); Bioinformática (1); Biologia Molecular Aplicada às Sanidades Animal e Vegetal (1); Biotecnologia Aplicada à Produção Animal (1); Biotecnologia da Reprodução na Avicultura (1); Biotecnologia de Produtos e Processos em Piscicultura Continental (1); Biotecnologia de Produtos e Processos em Piscicultura e Ranicultura (1); Desenvolvimento de Produtos Cárneos (1); Economia e Política Agrícola (2); Estatísticas Econômicas e Sociais (2); Fisiologia Vegetal (1); Genética e Genômica Aplicadas à Produção Animal (1); Genética e Reprodução Aplicada a Organismos Aquáticos (1); Genética e Reprodução em Salmonídeos (1); Inovação em Ingredientes para a Indústria de Alimentos (2); Mecanização e Automação Agrícola (1); Melhoramento Genético Vegetal (6); Microbiologia de Alimentos e Água (1); Microbiologia do Solo (1); Nematologia de Plantas (1); Nutrição Animal e Pastagens (1); Nutrição de Ruminantes (1); Pesca e Recursos Pesqueiros de Ambientes Aquáticos Marinhos (1); Química (1); Saúde das Abelhas – Biologia, Manejo e Produção Aplicados à Atividade Apícola (1); Segurança de Embalagens para Alimentos e Bebidas (1); Sustentabilidade da Pesca e dos Recursos Pesqueiros de Ambientes Continentais (1); Tecnologia em Maricultura (1).

Os requisitos para participação incluem graduação nas seguintes áreas, de acordo com o cargo desejado:

  • Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Veterinária, Zootecnia;
  • Engenharia Agronômica, Biologia;
  • Engenharia Agronômica, Biologia, Biotecnologia, Biomedicina, Farmácia e Bioquímica, Veterinária, Zootecnia;
  • Engenharia Agronômica, Economia, Administração, Geografia, Ciências Políticas e Ciências Sociais;
  • E assim por diante, seguindo uma lista extensa de combinações de formações.

Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos de idade, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (no caso de sexo masculino), possuir graduação ou licenciatura na área específica e outros requisitos detalhados no edital. Uma porcentagem das vagas será reservada para candidatos que atendam a critérios específicos, conforme informado no edital.

A remuneração oferecida é de R$ 4.751,93, com carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp, a partir de 3 de agosto de 2023 até 11 de setembro do mesmo ano, até às 23h59, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 220,00.

Os candidatos que declararem ser doadores de sangue ou medula óssea nos dias 3 a 4 de agosto de 2023 estarão isentos da taxa de inscrição. Além disso, os candidatos que se enquadrem em determinadas condições, como estudantes de ensino fundamental, médio, pré-vestibular, graduação ou pós-graduação, com remuneração inferior a dois salários-mínimos ou desempregados, poderão solicitar redução de 50% na taxa de inscrição.

O processo seletivo inclui prova escrita abrangendo diversos conhecimentos básicos e específicos, prova de arguição oral e avaliação de títulos. A previsão para a realização da prova objetiva é 22 de outubro de 2023.

Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site da Fundação Vunesp.