Concurso da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais 2023 l DPE MG


A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPE – MG) divulgou a realização de um novo Concurso Público para contratar 30 profissionais no cargo de Defensor Público, com remuneração de R$ 32.228,68.

Os interessados que são bacharéis em Direito e possuem pelo menos três anos de prática de atividade jurídica após a conclusão do curso podem se inscrever. O prazo para a inscrição preliminar é das 9h do dia 25 de setembro até às 17h do dia 31 de outubro de 2023, exclusivamente pelo site da empresa organizadora Gestão de Concursos. A taxa de inscrição é de R$ 325,00, mas candidatos economicamente hipossuficientes podem solicitar isenção.

O Concurso é composto por várias etapas, incluindo prova objetiva de múltipla escolha, duas provas discursivas especializadas, inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de higidez física e mental, procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração para candidatos negros, provas orais e avaliação de títulos.

A prova objetiva, que ocorrerá em 10 de dezembro de 2023, abordará temas como Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo e outros relacionados à atuação da Defensoria Pública.

O Concurso Público tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Defensoria Pública-Geral.