Instituto Rio Branco anuncia Concurso Público com 50 vagas para a Carreira de Diplomata


O Instituto Rio Branco torna público o Concurso Público para ingresso na Carreira de Diplomata, destinado ao preenchimento de 50 vagas na categoria inicial de terceiro-secretário.

Importante destacar que algumas dessas vagas são reservadas para candidatos que atendam aos critérios especificados no edital disponível em nosso site.

A remuneração inicial para o cargo no Brasil corresponde a R$ 20.926,98, valor bruto.

Para participar das oportunidades, os candidatos devem possuir formação de nível superior, ter no mínimo 18 anos de idade, estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares, além de outros requisitos detalhados no edital.

Os interessados devem realizar suas inscrições exclusivamente pela internet, no site da Iades, a partir das 8h do dia 6 de julho de 2023, até às 22h do dia 3 de agosto de 2023. Será necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 229,00.

Existe a possibilidade de isenção total da taxa de inscrição para candidatos cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), conforme estabelecido pelo Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022; membros de famílias de baixa renda, nos termos do Decreto nº 11.016, de 2022 e da Lei nº 13.656, de 2018; ou doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, de acordo com a Lei nº 13.656, de 2018.

Os candidatos que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição devem fazê-lo até o dia 13 de julho de 2023.

O processo de seleção será conduzido em três etapas: a primeira consistirá em uma prova objetiva com questões de múltipla escolha em língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito; a segunda etapa compreenderá provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa; por fim, a terceira e última etapa consistirá em provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito, língua espanhola e língua francesa.

A Primeira Fase será realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, na data prevista de 27 de agosto de 2023, em dois períodos: o primeiro, iniciando às 9h30, com duração de três horas; e o segundo iniciando às 15h, com duração de três horas.

O candidato aprovado deverá se matricular no Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, sendo a conclusão desse curso um requisito essencial para a confirmação do servidor no Serviço Exterior Brasileiro (SEB), de acordo com a portaria MRE nº 344/2021.

O prazo de validade do Concurso Público será de 60 dias, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.