Pronatec 2015 – Inscrições em Junho


O Ministério da Educação adiou pela segunda vez as inscrições para o Pronatec, o programa de acesso ao ensino técnico.

Willames quer fazer o curso de técnico de enfermagem, mas está preocupado com as indefinições do Pronatec.
“Acho que esses dois adiamentos de prazos e inscrições estão deixando muita gente descontente e com medo realmente de não ter esse sonho efetivado”, afirma estudante o Willames da Silva.

Este ano, as inscrições para a bolsa-formação, uma das modalidades do programa, atrasaram. Elas deveriam ter sido abertas em março. Foram adiadas para maio, e agora transferidas para o mês de junho. Pelo novo calendário, as inscrições serão feitas entre os dias 22 e 26 de junho. E a matrícula para os candidatos selecionados na primeira chamada ocorrerá de primeiro a três de julho.

Os estudantes são selecionados por meio do Sisutec, que no ano passado ofereceu 440 mil vagas para cursos técnicos e profissionalizantes em escolas particulares. Para esse ano, ainda não há previsão de quantas vagas serão oferecidas. Tudo depende, de acordo com o Ministério da Educação, do dinheiro que será reservado no orçamento do governo para o financiar o programa.

Os problemas no Pronatec começaram no fim do ano passado, quando as escolas particulares conveniadas deixaram de receber os repasses federais. Nos últimos dias de março, o Ministério da Educação repassou o dinheiro, R$ 200 milhões, para acertar o convênio. O governo afirma que os alunos já matriculados não serão prejudicados.
“Não há nenhum impacto, os estudantes continuam normalmente em sala de aula, isso é apenas uma questão de ajuste de calendário para os novos estudantes que ingressarão no programa em 2015”, diz Marcelo Feres, sec. Educ. Profissional e Tecnológica/ MEC.