Concurso Polícia Federal 2015 – Delegado e Perito


Boa notícia para quem pretende ingressar no funcionalismo público, na área de segurança. Acontece que a Polícia Federal (PF) já se programa para realizar novo concurso ainda em 2015. De acordo com informações obtidas junto a responsáveis pelo setor de recrutamento e seleção do órgão, a finalidade é preencher todas as vagas em aberto para os cargos de delegado e perito. Ao todo serão 558 oportunidades, sendo 491 para delegados e 67 para peritos.

De acordo com o decreto 8.326, publicado pela presidente Dilma Roussef em 10 de outubro de 2014, a realização de concursos para as carreiras policiais não depende mais de autorização por parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), podendo ocorrer assim que constatada a necessidade de pelo menos 5% do total de servidores. Porém, o decreto determina que o órgão encaminhe documento ao MPOG, no sentido de consultar as condições orçamentárias.

Segundo responsáveis pelo setor de recrutamento, este procedimento já foi adotado e aguardam apenas um parecer do MPOG. Adiantam que a intenção é realizar o concurso o quanto antes, assim que recebida a resposta do ministério.

Para concorrer a perito é necessário possuir curso de nível superior em áreas específicas e para delegado, superior em direito. Porém, com o novo decreto, também passa a ser necessário possuir pelo menos três anos de atividade jurídica ou policial, comprovados na data de posse. As remunerações iniciais para estas carreiras, atualmente, são de R$ 16.830,85, com jornada de 40 horas semanais.