Concurso Receita Federal 2015 – Edital em breve


A Receita Federal do Brasil (RFB) pretende não só abrir concurso, como também iniciar as convocações ainda este ano. Em reunião com o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), o novo secretário da RFB, Jorge Rachid afirmou que a abertura do processo seletivo para os postos de auditor-fiscal e analista-tributário, bem como para áreas administrativas, acontecerá ainda este ano, tão logo o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPOG) dê o aval.

Segundo o subsecretário de Gestão Corporativa, Marcelo Melo, a administração da Receita Federal trabalha com a previsão para realização do concurso e a convocação dos aprovados ainda em 2015. Melo indicou que a realização do processo seletivo é considerada “prioritária” pelo Governo.

Nem Rachid, nem Melo puderam precisar a quantidade de ofertas que serão abertas no concurso. De acordo com as autoridades, é necessário que o Planejamento indique qual o valor estabelecido para se calcular a quantidade de vagas que serão abertas. O órgão quer abrir o processo seletivo o mais rápido possível devido à grande defasagem no quadro de servidores. Segundo informações do site a Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), o coordenador-Geral de Gestão de Pessoa (Cogep) da RFB, Francisco Lessa Ribeiro, havia informado que a instituição possui 24.000 servidores, entre auditores, analistas e profissionais administrativos. “O órgão opera com 49% do limite de sua ocupação, sendo que tem um quadro autorizado de 20.000 auditores-fiscais e de 16.000 analistas-tributários”, enfatizou o coordenador.

Sílvia de Alencar, presidente do Sindireceita, dá mais números para aumentar a pressão para que o concurso saia logo do papel. Segundo Sílvia, a Receita Federal conta apenas 40% dos analistas-tributários que necessita, o que gera graves problemas em todas as unidades do órgão.

A tramitação do documento continua na mesma posição dentro do sistema do MPOG. Mas, a aprovação do Orçamento de 2015 pelo Congresso Nacional na última terça-feira (17), indica que o aval para a realização do concurso não deve tardar.