Concurso Correios – Como se motivar quando o edital demora a sair


Um dos maiores desafios para os concurseiros é se manter motivado, disciplinado e focado no estudo para aqueles concursos que não se sabe ainda quando sairá o edital. Criar uma rotina bem definida na semana do que será estudado diariamente e se dedicar a apenas a seleções cujo conteúdo programático seja parecido são formas de se manter no foco.

Para o professor da Academia do Concurso, Fábio Ramos, manter sempre o foco, saber o que quer e, sobretudo, ter equilíbrio são essenciais para aquela pessoa que estuda no escuro. Ou seja, sem saber quando o edital do concurso sairá. “Se o candidato não estiver obstinado qualquer coisa poderá desviar o seu objetivo. E caso não equilibre os estudos com os afazeres do dia a dia não aguentará a pressão”, avalia Ramos.

Entre as dicas para manter o foco, Ramos diz que é preciso manter um ambiente organizado, uma agenda bem planejada com a separação do tempo determinado para os estudos e o que será estudado a cada dia. “E não esquecer de fazer questões de prova”, acrescenta.

Para não desanimar com a demora para sair o edital, o advogado Sérgio Camargo orienta a ter em mente que o caminho é tortuoso, mas que os frutos a serem colhidos podem propiciar a tão desejada estabilidade.

No final do mês de fevereiro foi noticiado na EPTV Campinas, emissora televisiva afiliada à Rede Globo, que os Correios apresentam uma grande defasagem de pessoal, o que provoca atraso na entrega das correspondências. A reportagem mostrou que devido a esse fato os Correios já estariam preparados para a realização de um processo seletivo.