Concurso 2015 do IBGE é aprovado pelo MPOG


Com a aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2015, que ocorreu na última terça-feira (18), a expectativa é que o Ministério do Planejamento libere o aval para o IBGE em pouco tempo.

Os números do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tiveram uma alteração considerável. O órgão havia sinalizado, em agosto do ano passado, que abriria 1.564 oportunidades de níveis médio e superior; agora, no entanto, o IBGE afirmou em uma reunião com a Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ASSIBGE-SN), que pretende abrir 660 vagas para os mesmos cargos.

O número foi considerado “decepcionante” pelo ASSIBGE-SN. “Existia uma previsão inicial de abertura de cerca de 1.500 vagas, que ainda assim seriam insuficientes para suprir a defasagem de profissionais do IBGE”, afirmou Matheus Canário, representante do sindicato.

Segundo Canário, o IBGE indicou que, dessas 660 vagas, 440 serão voltadas para o posto de técnico , que exige nível médio e 220 para oportunidades que pedem graduação, podendo ser para os postos de analista ou tecnologista. As vagas seriam lotadas nas agências do Instituto no interior do País, e outros seriam para as sedes estaduais do IBGE.